Modelo e instruções para o preenchimento do boletim de inscrição nos exames do ensino secundário - 1.ª Fase (Mod. 0133)

Instruções


Modelo 0133


Antes de começar a preencher o seu boletim de inscrição, leia atentamente as seguintes instruções:


  • Estas instruções não dispensam a leitura integral desta publicação e da legislação na qual se baseia, nomeadamente, as orientações sobres os exames afixadas na sua escola.
  • O boletim de inscrição deve ser preenchido com esferográfica, azul ou preta e não pode conter quaisquer rasuras.
Informação

Lembre-se que qualquer erro cometido no preenchimento do boletim de inscrição é da sua inteira responsabilidade


1.1. Nome completo:

Escreva o nome completo tal como consta do cartão de cidadão/bilhete de identidade, com letras maiúsculas e sem abreviaturas.


1.2. Número do cartão de cidadão/bilhete de identidade:

Transcreva o número do cartão de cidadão/bilhete de identidade, cuidadosamente.

É este número que irá ser utilizado para a sua identificação em todas as ações relacionadas com exames nacionais do ensino secundário e com o acesso ao ensino superior em 2014.

Se não tem cartão de cidadão/bilhete de identidade português, solicite na escola secundária em que se encontra a realizar a sua inscrição a atribuição de um número interno de identificação.


1.3. Emissão (bilhete de identidade):

Indique a data e o local de emissão do referido documento.


1.4. Sexo: Assinale a quadrícula correspondente.


1.5. Data de nascimento: Indique-a de acordo com a constante do seu cartão de cidadão/bilhete de identidade (dia, mês e ano).


1.6. Filiação: Indique-a de acordo com o seu cartão de cidadão/bilhete de identidade.


1.7. Nacionalidade: Indique-ade acordo com o que consta no documento de identificação.


1.8. Naturalidade: Indique a freguesia, o concelho e o distrito de onde é natural. Caso tenha nascido no estrangeiro, indique somente o nome do país.


1.9. Endereço postal: Indique a morada que deve ser utilizada pelos serviços para eventuais contactos, não esquecendo o código postal.


1.10. Telefone: Indique o número do telefone através do qual pode ser contactado, em caso de necessidade.


2.1. Escola de inscrição: Indique neste item o nome do estabelecimento de ensino secundário em que pretende realizar a inscrição para os exames.


2.2. Curso de ensino secundário:

Transcreva neste item o código do curso do ensino secundário de que é titular ou que se encontra a concluir no presente ano letivo, de acordo com a codificação constante da Tabela C do anexo IV.

Para tal, comece por selecionar a modalidade de ensino/tipo de curso que lhe respeita e identifique na secção respetiva o código e a designação exata do seu curso.


2.3. Se pretende candidatar-se ao ensino superior em 2014 assinale a quadrícula S (Sim). Caso contrário, assinale a quadrícula N (Não). Esta indicação não é definitiva nem vinculativa: é meramente indicativa para fins estatísticos.


3. Exames a realizar


3.1. Código:

Transcreva neste item os códigos de todas as provas de exame, utilizando a codificação constante das Tabelas A ou B do anexo IV, e os exames a nível de escola em que se vai inscrever, quer para efeitos de ensino secundário quer para acesso ao ensino superior.

No caso de inscrição em exames a nível de escola para alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente ou provas de equivalência à frequência, que são organizados a nível de escola, só preenche este item depois de a escola lhe fornecer o respetivo código.

Ao preencher o boletim de inscrição é obrigatório identificar as disciplinas e referir com exatidão os códigos das provas que vai prestar. Se o estudante cometer um erro de identificação ou de código pode comprometer a validade dos seus exames.


3.2. Designação da disciplina: Indique neste item a designação exata das disciplinas cujos exames pretende realizar.


3.3. Ano: Indique neste item o ano terminal das disciplinas cuja designação indicou no item 3.2. (11.º ou 12.º ano).


3.4. Interno:

Assinale a quadrícula S (sim) só se for aluno interno dos cursos científico-humanísticos regulados pela Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto, na disciplina indicada no momento em que está a realizar a sua inscrição para exame.

Se após a inscrição perder a condição de aluno interno, por anulação da matrícula até ao 5.º dia útil do 3.º período ou por não ter reunido as condições de admissão a exame, deve solicitar, nos serviços de administração escolar, a correção deste item, dado que passa a ser aluno autoproposto nessa disciplina, devendo então assinalar a quadrícula N (Não).

Os estudantes que se inscrevem em exames exclusivamente como provas de ingresso e que não se enquadram na situação prevista em 3.6, ou seja, não pretendem melhoria de classificação do curso do ensino secundário, também assinalam a quadrícula N (Não).


3.5. Para aprovação no secundário: Assinale a quadrícula S (sim) ou N (não), consoante o exame que vai realizar na disciplina indicada se destine ou não a aprovação no seu curso do ensino secundário.

 

3.6. Para melhoria do secundário (diploma): Assinale a quadrícula S (sim) só no caso de pretender que a prova a realizar na disciplina indicada seja considerada para efeitos de melhoria de classificação do seu curso do ensino secundário, se tal for legalmente permitido. Consulte o n.º 2.4 desta publicação ou o Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

 

3.7. Prosseguimento de estudos: Destina-se a ser preenchido exclusivamente pelos alunos dos cursos do ensino artístico especializado, dos cursos do ensino recorrente e dos cursos profissionais, que pretendam inscrever-se em exames nacionais para efeito de prosseguimento de estudos no ensino superior. Assinale a quadrícula S (sim), no caso de se encontrar nas condições definidas.

3.8. Para prova de ingresso: Assinale a quadrícula S (sim) no caso de pretender realizar o exame como prova de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior.

 

4. Assinale a quadrícula caso pretenda requerer a ficha ENES 2014 a fim de se poder candidatar ao ensino superior com exames finais nacionais realizados em anos anteriores e que se encontrem válidos, sem realizar exames no presente ano letivo..

5. Assinale a quadrícula S (sim) se beneficiar da ação social escolar e indique o respetivo escalão.


6. Assinale neste item a situação escolar em que se encontra, nomeadamente no que respeita à matrícula num estabelecimento de ensino secundário.


7. Declaração: indique a data de preenchimento do boletim de inscrição e assine.